Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Afinal, como a preocupação excessiva pode te afetar?

 

Já percebeu como temos dificuldade de voltar nossa atenção para o momento presente? Ou estamos presos repassando mentalmente o passado ou estamos nos concentrando em eventos do futuro.


A preocupação tem a função nos afastar de perigos e ajuda a encontrar estratégias para solucionar problemas. Ela faz parte dos mecanismos psicológicos do ser humano, mas por que nos preocupamos tanto?


Além de positiva, a preocupação em níveis normais é necessária, já que ela nos prepara para a ação e nos sinaliza sobre coisas importantes na nossa vida. Mas quando ela foge do controle, mina nossa capacidade de sermos racionais.


A preocupação excessiva está diretamente ligada ao estresse e ansiedade, além de ter repercussões clínicas (gastrite, cefaleia, hipertensão e etc.), por conta do aumento da concentração de hormônios como cortisol e adrenalina.


A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem focada nos efeitos que os pensamentos exercem sobre as emoções e os comportamentos. Por isso, ela é a mais indicada para te ajudar a identificar o que está por trás das preocupações excessivas.


Nas sessões, são aplicadas técnicas específicas para que você desenvolva estratégias eficientes para lidar com sua preocupação excessiva. Por exemplo: contestar os próprios pensamentos, fazer exercícios de respiração e relaxamento e mirar em novos reforços positivos diários.


A partir da terapia é possível compreender e aceitar que tudo aquilo que é externo a nós e está fora do nosso alcance não deve tirar a nossa paz.

 

COMO LIDAR COM A PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA?

“minhas preocupações vão me enlouquecer”


Preocupação excessiva não é simplesmente pessimismo, é o reflexo de muitas partes diferentes de quem você é. Então, você precisa aprender a lidar com elas com paciência e treino! Vamos ver o passo a passo?


PASSO 1 - Identificar as preocupações produtivas e improdutivas:

Basicamente, a preocupação improdutiva envolve muitos “e se...” imaginários do tipo “e se eu chegar lá e ninguém quiser falar comigo?”, “e se acontecer uma coisa terrível?”.

 

PASSO 2 - Aceite a realidade e comprometa-se com a mudança:

A maioria dos preocupados de plantão acreditam que precisam se preocupar para estar preparados, pois pensam que ela o protege e o prepara, mas a verdade é que todos nós corremos riscos e não tem como controlar todas as situações.

 

PASSO 3 - Use as emoções em vez de se preocupar com elas.

Muito embora você reconheça que é uma pilha de nervos, o medo dos sentimentos a conduz a mais preocupação. Então, em vez de tentar eliminar as emoções, você precisa aprender a vivenciá-las e usá-las a seu favor.

 

PASSO 4 - Transforme “fracasso” em oportunidade.

A preocupação é, na verdade, uma estratégia para evitar emoções desagradáveis. Você tem medo dos sentimentos, pois acha que deve ser racional, controlada, nunca se irritar, sempre ter clareza em relação ao que sente e estar acima de todas as coisas.


Vivemos em um mundo acelerado, imprevisível e difícil. É natural você sentir que está perdendo o controle das coisas às vezes – todos passamos por isso!


Você vai se sentir perdida, estressada e desmotivada muitas vezes e faz parte do processo que é existir.


A vida não é uma linha reta e sua saúde mental também não. Seja realista e parem com essa ideia de que para algumas pessoas é mais fácil, é mais gostoso, é mais simples. A vida é trabalhosa e exige esforço, entrega, dedicação... Se sentir medo, vai com medo mesmo!


TERAPIA PARA LIDAR COM PREOCUPAÇÕES EXCESSIVAS

Tem percebido que suas preocupações estão excessivas, exageradas e atrapalhando sua vida?

Faço atendimentos presencial (em Vitória da Conquista) e online (qualquer lugar do mundo) e estou sempre me desenvolvendo meus estudos e práticas para ajudar você em qualquer situação da sua vida.

Trabalhar comportamentos autodestrutivos, estresses, preocupações exageradas, ansiedade, desânimo e falta de motivação é algo vital para a Terapia Cognitivo Comportamental, abordagem que sigo.

Por isso, ajudar você a construir uma vida mais leve é uma das minhas missões.

A terapia pode ser o seu início de uma nova vida. Mande uma mensagem e agende a sua sessão inicial.

O que está procurando?