Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

O poder da alimentação saudável para o corpo e mente



Falta de sono está diretamente relacionada com diversas doenças sérias, inclusive, aumenta o risco de obesidade (55%) e obesidade infantil (89%).

Deficiência no sono está ainda relacionado com aumento do estresse que interfere no apetite e no desejo por alimentos doces, por causa dos níveis de cortisol elevados que acabam gastando as reservas de glicose. Ou seja: cortisol alto + glicose baixa = a desejos!

Por mais que você esteja seguindo a melhor dieta para perda de peso, por exemplo, se você estiver ansioso, a sua capacidade de eliminar calorias do seu corpo estará reduzida e isso não é um mito ou desculpa.

O lado positivo é que do mesmo jeito que o estresse e outras doenças tem sequela significativa na sua saúde e peso, uma alimentação mais saudável vai influenciar diretamente o funcionamento do seu corpo e mente. Introduzir novos hábitos na sua rotina serve para reduzir não apenas o seu peso, mas também os riscos de doenças como a depressão.

Estresse x distúrbios alimentares

Estresse elevado pode te fazer engordar, provoca dificuldade na digestão e gera transtornos compulsivos. E em contrapartida, estar mais relaxado, ajuda a emagrecer por te permitir ter mais consciência dos alimentos ingerido, comer mais devagar e não exagerar.

 Muitas vezes os hábitos alimentares ruins estão associados a condições mentais e distúrbios, que produzem comportamento nocivos para compensar os incômodos. Além de questões genéticas, o desequilíbrio alimentar está associado com a possibilidade desencadear transtornos alimentares como anorexia, bulimia, vigorexia e obesidade.

Quando aprendemos a reconhecer esses comportamentos, temos a possibilidade de mudar os hábitos disfuncionais. Por isso é importante unir o trabalho do nutricionista com o psicólogo no processo de mudanças alimentares e de reeducação. Um trabalho com esses profissionais vai te ajudar não apenas a reconhecer os alimentos adequados, mas melhorar a sua relação com a alimentação e a cuidar da sua saúde.

Quem se alimenta corretamente tem mais energia no dia-a-dia, mais vontade de mudar, melhorar e os cuidados com a saúde mental vão influenciar na forma como essas mudanças irão ocorrer e se manter.


O que está procurando?