Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Erros e curiosidades sobre SAÚDE MENTAL e ALIMENTAÇÃO


A alimentação já deixou de ser uma simples necessidade biológica há muito tempo e todo mundo sabe disso, não é? A gente come para relaxar, por estar entediado, ansioso, triste... Certo? ERRADO!

É claro que não vivemos numa bolha e exceto para questões específicas de saúde, ninguém deve deixar de comer o que gosta, mas transferir as emoções para a comida é um problema, pois influencia diretamente sua qualidade de vida.

É obvio que a alimentação tem um papel mega importante na nossa vida e vai além da biologia ou fisiologia. Quem nunca, por exemplo, ficou feliz ao comer um prato que gosta ou decepcionado ao descobrir que aquele prato super bonito não era tão gostoso assim?

A questão aqui é que a relação com a comida vai muito além disso e as pessoas desenvolvem de verdade transtornos na relação com os alimentos.

Devido à grande quantidade de estudos direcionados à alimentação, hoje em dia podemos afirmar que o jeito que as pessoas se alimentam tem ligação direta com a qualidade de vida delas e não estou falando apenas da saúde física: o sono, o humor e a energia sofrem influência também.

Goste ou não dessa afirmação, o fato é que tentar ter uma alimentação balanceada pode até parecer coisa de “musa fitness”, “blogueira”, “bombadinho da internet”, mas na verdade envolve cuidar de si mesmo, do próprio corpo e da própria mente.

Os estudos recentes mostram, por exemplo, que o consumo de açúcar, a longo prazo, causa neuroinflamação.

E o que isso quer dizer? De forma resumida, isso significa que o consumo frequente faz com que áreas com diferentes funções do seu cérebro não funcionem como deveriam. Ou seja: elas começam a “trabalhar” demais ou de menos.

Uma das regiões do cérebro bastante afetada é a relacionada a planejamento e controle de impulsos. A ciência prova que o consumo elevado de carboidratos refinados faz com que as pessoas tenham menos capacidade de planejamento e sejam mais impulsivas.


Você sabia, por exemplo, que as bactérias do seu intestino têm tudo a ver com sua saúde mental?

A “população natural” de bactérias que vivem no seu intestino grosso (microbiota intestinal, o nome disso), ajuda seu corpo a digerir os alimentos e processar tudo que você comeu e bebeu durante o dia, mas o que talvez você não saiba é que o cérebro e o intestino são verdadeiros amigos íntimos.

O que isso quer dizer na prática? Suas emoções afetam seu intestino e o contrário também acontece. Ou seja: a atividade intestinal pode afetar seu humor e seu comportamento.

Mas vamos com calma, tá? Você não precisa simplesmente cortar toda a farinha, açúcar e guloseimas da alimentação – afinal, isso tornaria difícil até mesmo o convívio social. Apenas é importante se controlar para que essa não seja a base da alimentação e destrua sua energia a longo prazo.

O equilíbrio é muito importante e vai te ajudar a manter uma vida além de mais saudável, mais feliz!

Você não vai prejudicar sua saúde física e mental se incluir um docinho de vez em quando, né?

Aproveita que você já está por aqui e dê uma olhadinha nesses outros conteúdos. Pode te ajudar muito:

O que está procurando?