Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Tenho uma Má Notícia...


Confesse: você já se sentiu inútil ao ouvir sobre a história e as conquistas de outras pessoas.

As vezes da aquela sensação de que algumas pessoas têm superpoderes, né? Talvez até tenham, mas o que você não descobriu ainda é que você pode alcançar todos os seus objetivos, desde que acredite neles e se engaje o suficiente.

E não estou falando aqui de “força de vontade” e todo esse blábláblá motivacional.


Um dos grandes orgulhos que tenho na TCC (se ainda não sabe o que é, clique aqui) é o fato dela ser voltada para a solução de problemas.

O segredo é simples: identificar problemas, usar as metodologias adequadas, colocar em prática e corrigir os erros que surgirem.

Precisamos treinar a habilidade de viver o hoje, focar na solução, aprender com os erros, curtir a jornada e manter a constância.

Antes de seguirmos aqui, me responda uma coisa:

💡 Quais são os seus porquês? Por qual motivo você quer o que você acredita que quer?

Pergunto isso pois, provavelmente a única diferença entre você e o “gênio” que tanto admira, é a existência de um bom “porquê”.

Duvida?

Tente imaginar um atleta olímpico de tiro com arco. Se ele não tivesse um alvo para acertar, por acaso faria algum sentido se preocupar com a direção do vento, o ângulo da flecha ou mesmo a distância do disparo?

Como diria o filósofo Friedrich Nietzsche: "quem tem um ‘porquê’ enfrenta qualquer ‘como’".

Listar objetivos é o primeiro passo para atingir um resultado. Afinal, você só poderá pensar em como “chegar lá” se antes tiver pensado no que exatamente pretende alcançar, certo? Mas sem um bom motivo, a sua motivação acaba no meio do caminho e você desiste.

Já parou para pensar o que te impede de prosseguir com seus objetivos? Ou o que faz com que você não desista do processo?


COMO VOCÊ LIDA COM A FRUSTRAÇÃO?

Um dos problemas que impede milhões de pessoas de manter uma rotina forte hoje em dia é desistir logo na primeira frustração, porque “dói” demais, desanima, desmotiva...

Deixa eu te contar uma coisa que talvez você ainda não saiba: todo ser humano nasce com Baixa Tolerância à Frustração.

Sabe quando bate aquele desânimo ou tristeza tão intensos depois de uma falha que você acaba desistindo? É isso. O grande problema de ceder a esse desânimo é que seu cérebro aprende que a frustração é o fim da linha, não o começo de uma nova solução.

É justamente nessa parte que entra a terapia: te ajudar a “recalibrar” esse circuito da percepção.

Vou te dar um exemplo mais prático: você já viu uma criança pequena descobrindo que não pode abrir a porta que ela queria abrir ou enfiar o dedo no sedutor buraquinho da tomada? O mundo dela desaba. Isso é frustração.

Agora, conforme vamos crescendo, de tanto nos frustrarmos e recomeçarmos (e as vezes “tomar choque”), a tendência é que aprendamos a lidar melhor com o emocional e nos adaptarmos ao mundo em vez de querer que ele nos dê tudo.

Ou seja: nosso cérebro vai aumentando a tolerância à frustração e é justamente o fato de fracassar várias vezes e achar solução para os problemas que faz isso.

Reflita e não precisa me responder dessa vez: qual adulto você tem sido? O que sabe lidar com problemas e busca soluções ou o que age como uma criança frustrada diante de um impedimento?

Lidar com frustração é difícil e um padrão de desistência pode ter piorado isso. Então, você pode estar sofrendo os efeitos colaterais hoje. A boa notícia é que nada te impede de reverter esse ciclo.

Eu sei que a ansiedade excessiva e a falta de energia fazem você se sentir culpada por tudo. A questão aqui não é sobre julgamento. É sobre acolhimento e atitude sobre a própria vida.

Se você não se movimentar para cuidar de você mesma, ninguém vai!

Então... Vamos dar o primeiro passo?


O que está procurando?