Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Dia Mundial do TRANSTORNO BIPOLAR


Provavelmente você já chamou ou foi chamado por alguém de “bipolar”, mas você sabe mesmo o que isso significa, quais são os riscos e como lidar com o transtorno?

O Dia Mundial do Transtorno Bipolar tem a função de aumentar a conscientização e a aceitação do quadro. 

O dia 30 de março foi escolhido em homenagem ao pintor holandês, Vincent Van Gogh que possivelmente, tinha o transtorno.

Mas vamos ao que interessa?

Todos nós passamos por variações de humor e às vezes estamos mais felizes, mais tristes, mais irritados... No entanto, quando falamos de transtorno bipolar, estamos falando de estados de humor muito intensos e que duram muito tempo. Na maioria das vezes de uma semana para mais, podendo durar meses ou até anos.

Devido à enorme complexidade humana, os sintomas da bipolaridade variam muito de pessoa para pessoa, desde a intensidade até a duração.


Estima-se que 3% da população mundial tenha Transtorno Bipolar, atingindo cerca de 140 milhões de pessoa, de acordo com dados da OMS de 2019. É mais comum surgir em pessoas jovens entre 15 e 25 anos, mas nada impede que os primeiros episódios aconteçam depois dessa idade.

As causas do transtorno ainda são desconhecidas, mas os estudos sugerem que existe alteração em áreas do cérebro e nos níveis de neurotransmissores como noradrenalina e serotonina. Além disso, a genética entra como fator de risco bem importante.

o Transtorno Bipolar causa alterações anormais de humor e energia, afetando a capacidade de levar adiante tarefas do dia-a-dia.

As principais características do transtorno são os episódios depressivos alternados com episódios de euforia (mania ou hipomania, dependendo da intensidade e da duração).

Sintomas característicos da fase de euforia:

– Sensação de extremo bem-estar;
– Aceleração do pensamento e da fala;
– Agitação e hiperatividade;
– Diminuição da necessidade de sono;
– Aumento da energia;
– Diminuição da concentração;
– Euforia ou irritabilidade;
– Desinibição;
– Impulsividade;
– Ideias de grandiosidade e sensação de “poder”.

Sintomas característicos da fase de depressão:

– Alterações de apetite com perda ou ganho de peso;
– Humor deprimido na maior parte dos dias;
– Fadiga ou perda de energia;
– Apatia, perda de interesse ou prazer;
– Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio;
– Agitação ou retardo psicomotor;
– Sentimento de culpa ou inutilidade;
– Desânimo e cansaço mental;
– Tendência ao isolamento tanto social como familiar;
– Ansiedade e irritabilidade.

O diagnóstico costuma ser bastante difícil, indicando a necessidade de profissionais especializados.

O tratamento inclui o uso de medicamentos, psicoterapia e mudanças no estilo de vida, o desenvolvimento de hábitos saudáveis de alimentação e sono e redução dos níveis de estresse.

Adesão ao tratamento reduz as chances de recorrência de crises, atenua a intensidade de eventuais episódios e diminui as chances de suicídio.

Não deixe que os outros te digam quando procurar ajuda!

Quem sabe do seu sofrimento e das perdas que você tem, é você mesmo. Transtorno Bipolar não tem cura, mas tem tratamento e é possível ter qualidade de vida, mesmo com o transtorno.

Precisa de ajuda? Mande uma mensagem 😉



O que está procurando?