Você provavelmente já sabe que a ansiedade é uma emoção natural e necessária para nossa sobrevivência, mas é comum usarmos essa palavra como referência para os transtornos de ansiedade, que são situações em que essa emoção é “ativada” sem necessidade e de um jeito exagerado.
Se você ainda não sabe bem a diferença entre ansiedade normal e tóxica, da uma olhadinha aqui 👉ANSIEDADE... O que é?
Uma das principais queixas de quem sofre com algum dos transtornos relacionados à ansiedade é o pensamento acelerado. Sabe aquela sensação de que a cabeça não para nunca, os pensamentos não têm um foco específico e ficam pulando de uma preocupação para a outro o tempo todo? Então.... É disso que estou falando.
Um dos grandes problemas de quem tem essa sensação de pensamento acelerado é que, mesmo estando com a cabeça cheia boa parte do tempo, a pessoa não consegue colocar em prática os comportamentos que ajudariam a resolver os problemas sobre os quais ela se preocupa o dia inteiro.
Ou seja: é muito problema para pouca atitude de solução.
É por isso que mesmo com a cabeça funcionando a mil por hora, o dia passa e você tem a percepção de que não fez nada ou pelo menos, nada de útil.
Lidar com um turbilhão de pensamentos ao mesmo tempo é um desafio bem grande. São tantas preocupações que é fácil entender os motivos de você se sentir impotente e não saber por onde começar.
Se você entende que tem o pensamento acelerado e que ele atrapalha sua vida, não vou te propor uma receita mágica, mas com algumas atitudes simples você pode sim sentir uma melhora e conseguir dar mais foco no seu dia.
Sabe a tal da produtividade? É disso que estou falando!
Lembra que já falamos em outras postagens sobre enfrentar situações em pequenos passos? Essa é uma máxima que você precisa levar para a vida: toda conquista, por maior que seja, acontece com pequenos passos diários!
Então, para lidar com seu pensamento acelerado, tente colocar em prática pequenas atitudes no seu dia como?
2) Fazer uma lista de prioridades e tarefas do dia;
3) Organizar sua casa e seu ambiente de trabalho;
4) Anotar alguns desses pensamentos e avaliar o que precisa ser feito.
Ficou pesado? Busque ajuda!
O psicólogo é a pessoa ideal para te ajudar a lidar com seus pensamentos e pode te ajudar a organizar a bagunça interna que a ansiedade criou 😉.
Tem dúvida se a sua ansiedade é normal ou patológica? Faça esse teste aqui e descubra se precisa de um acompanhamento profissional mais profundo.
Esse post pode de ajudar também 👉4 Estratégias para ser menos ansioso sem precisar de medicamento!