Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

A sua ANSIEDADE tem feito você CATASTROFIZAR?


As pessoas costumam dizer que você faz tempestade em copo d’água? Você costuma exagerar negativamente e sempre tem um foco no pior que pode acontecer em cada situação?

Essa reação exagerada é chamada de CATASTROFIZAÇÃO, que é uma distorção cognitiva onde a antecipação do futuro é sempre de um jeito pessimista. Os pensamentos catastróficos são automáticos e superestimam o negativo de uma situação.

Ficou confusa? Explico melhor...

Distorções Cognitivas são maneira equivocadas de processar uma informação e trazem consequências negativas para nossa vida.

A Catastrofização do pensamento é uma das distorções cognitivas e é a mais comum para quem sofre com a ANSIEDADE. Essa talvez seja a distorção que mais incomoda e mais gere angústia para as pessoas.

Em maior ou menor grau, todos podemos ter algum tipo de distorção cognitiva e saber detectá-las nos ajuda a desenvolver atitudes mais realistas e funcionais. Em termos mais práticos, isso quer dizer que é possível mudar nossos pensamentos.

“Não vou conseguir suportar”
“Se fizer alguma coisa errada, serei demitida”
“Se eu perder o emprego é o fim da minha carreira”
“Se ele não chegou, com certeza aconteceu alguma coisa horrível”
Pensamentos como esses, podem até ser verdade em algum nível, mas não são completamente verdadeiros. Porém, se você tem uma mente catastrófica, é como se o seu cérebro automaticamente começasse a montar um cenário desastroso para qualquer situação.

Por exemplo: você liga para alguém e o telefone está desligada e você pensa automaticamente que a pessoa está em perigo, sofreu um acidente, que não vai mais voltar... E na verdade, só acabou a bateria.

O maior problema dessa distorção é que além de gerar estresse, tensão e diversas sensações ruins, a tendência é que descontemos nossas preocupações exageradas na família e amigos próximos. Aí, além do desgaste que esses pensamentos já geram, cria um desconforto nas relações.

“Não vou dar conta”
“Não aguento mais”

Provavelmente você já ficou pensando insistentemente essas coisas, não é? Existem algumas formas de amenizar essa distorção e já vamos ver isso, mas se ela está de atrapalhando e limitando a sua vida, é a hora de buscar ajuda.

Nem tudo a gente consegue resolver sozinho!

É importante você saber que mesmo que sua família seja maravilhosa, que você tenha uma boa alimentação, faça atividade física, tenha boas amizades e tenha uma vida linda... Você pode desenvolver um Transtorno de Ansiedade!

E a culpa por isso NÃO É SUA, mas a responsabilidade é!

A partir do momento que você cresce, tem acesso a informação e pode fazer mais por você, a responsabilidade sobre sua saúde física e mental passa a ser sua. Então, qual o seu plano? O que você pretende fazer pela sua saúde mental daqui para a frente?

É clichê, mas também é a mais pura verdade: se você não fizer nada, nada muda! Se você está infeliz, isso deveria ser URGENTE em sua vida.

Certo..., mas o que dá para fazer por enquanto? A TCC entende pelo menos três formas de lidar com essa distorção:

1) Foque nos recursos que você possui, nas suas forças: se realmente acontecer a coisa ruim que você pensou, o que você poderá fazer com isso? Por exemplo, se você perder o emprego, o que você poderá fazer para ter dinheiro?

2) Tente se lembrar dos momentos difíceis que passou e conseguiu superar: você já sobreviveu a todos os seus piores momentos até hoje. Como você fez isso? Quando o pensamento catastrófico vem, a nossa tendência é se lembrar das experiências ruins. Vamos nos treinar a fazer o contrário? Tente se lembrar das suas superações.

3) Enfrente o pior cenário e questione-se: o que de pior pode acontecer? Na maioria das vezes a pior coisa que pode acontecer é algo que sabemos lidar ou podemos aprender. Se a preocupação for realista, veja como se prevenir e tente não pensar mais sobre.

Em todas as situações que passamos e vivenciamos, existe a chance de alguma coisa dar certo e alguma coisa dar errado. Ou seja: EXISTE A CHANCE DE DAR CERTO! Não dá para ter controle de todas as situações.

Se uma solução depende de você, faça o seu melhor e isso precisa ser o suficiente. Se não depende de você, abra mão.

Se existe um problema que tem solução, busque e solucione. Se não existe solução, o problema já está resolvido. Só procure uma forma de aceitar isso. Não temos o poder de prever o futuro.

Lembre-se: não é sobre ser otimista e imprudente... É sobre tentar ser o mais realista e funcional possível.

Quer fazer terapia de qualquer lugar do mundo? Mande uma mensagem...

O que está procurando?