Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Qual a relação da sua ANSIEDADE com o PERFECCIONISMO?






Já parou para pensar qual a relação entre ansiedade e perfeccionismo? Sabia que inclusive a sua dificuldade para emagrecer, pode vir dessa combinação e se você resolver essa questão, talvez resolva seu problema com o efeito sanfona?

Para esclarecer um pouquinho sobre o assunto, vamos falar sobre o perfeccionismo, sua relação com a ansiedade e como ele se manifesta. Acompanhe!

Sabia que o perfeccionismo pode inclusive ser uma distorção cognitiva?

Para muita gente, ser considerado perfeccionista é um elogio, uma qualidade e essa crença não é 100% falsa, mas também não é 100% verdadeira. Quando o perfeccionismo é sinal de dedicação e busca por melhores resultados, ele é bem positivo.

Porém, quando os limites são ultrapassados, o perfeccionismo pode atrapalhar muito a saúde física e principalmente mental da pessoa que carrega essa obrigação.

Vamos entender uma coisa antes de seguir: não existe problema nenhum em você buscar fazer as coisas do melhor jeito. Contudo, fazer – seja lá o que for – bem feito, não precisa ser sinônimo de perfeição.

Levar tudo muito a sério em um mundo cada vez mais concorrido e com pressões por sucesso de todos os lados, é o caminho mais rápido para a angústia e para o adoecimento.

O perfeccionismo não é sintoma de nenhuma doença, mas ele pode ser a causa de diversos problemas, especialmente os Transtornos de Ansiedade.

Se a sua busca é sempre por resultados ideais, impossíveis (ou muito difíceis) de alcançar e mesmo com resultados acima do necessário, você tem o constante sentimento (ou medo) de fracasso, você tem um problema sério.




Não é uma busca fácil, mas você precisa encontrar uma forma saudável de ocupar seu lugar no mundo e entender a relação entre perfeccionismo e ansiedade é um bom começo.

Fique atento: sua ansiedade pode te levar a criar padrões exagerados e irreais.

Mas então... O que fazer para melhorar às exigências de si? É óbvio que a resposta para essa pergunta não é simples, mas comece se permitindo relaxar e errar. Para a maioria dos erros, não existe uma grande CATÁSTROFE associada.

Sempre que seu perfeccionismo te travar, se pergunte:

1) O que de pior pode acontecer se eu não for perfeito?
2) Qual o dano real eu terei se não for tão bom?
3) O que posso aprender e aperfeiçoar depois?

Lembre-se: é no erro, no seu limite, onde você não é perfeito, que existe espaço para coisas novas acontecerem e é onde você APRENDE alguma coisa realmente útil.

E você já sabe... Se não der conta sozinha: psicoterapia pode ser o começo de uma nova vida.






3 TIPOS DE PERFECCIONISMO E COMO ELES AFETAM A SUA VIDA



O perfeccionismo e a ansiedade têm entendimentos bem simples, mas ambos tem várias forma de manifestação diferentes. Já falamos um pouco sobre ansiedade aqui e podemos fazer sobre cada um dos seus transtornos, caso vocês queiram.

Mas agora vamos falar sobre os 3 tipos mais conhecidos de perfeccionismo e como eles podem afetar o seu comportamento.

AUTO ORIENTADO


Como o próprio nome sugere, ele parte do indivíduo para si mesmo. Ou seja: você estabelece padrões muito elevados para seus próprios resultados, independente da opinião alheia.

Por exemplo: alguém em processo de emagrecimento que perde 2 quilos em uma semana, mas queria ter perdido 5, mesmo que os profissionais de saúde não indiquem esse número e reforcem que os resultados foram muito bons.

Para essas pessoas, cometer um deslize não é uma opção e geralmente, elas não têm muito espaço para aprimorar. Ou elas fazem perfeito e tem o resultado ideal (e irreal) ou não fazem nada.

ORIENTADO PARA OS OUTROS


Em alguns contextos, o perfeccionista auto orientado costuma ser valorizado, pois gera bons resultados e esse reforço pode fazer a pessoa querer impor esses padrões para os outros.

O perfeccionista orientado para os outros pode ser a pessoa chata que é sempre a primeira a apontar erros, criticar e prejudicar o clima em qualquer ambiente.

Esse tipo de perfeccionista pode ter problemas no trabalho, com os amigos, com a família... Imagine ser amigo de alguém que espera que você seja perfeito o tempo todo e que tem sempre uma crítica para fazer?

Esse comportamento tente a afastar as pessoas ou fazê-las sofre com pressões nada saudáveis.

PROJETADO


Esse é o melhor exemplo da combinação entre perfeccionismo e ansiedade. O perfeccionista projetado é a pessoa que tenta atingir padrões inalcançáveis por acreditar que está sendo julgado constantemente – isso sendo verdade ou não.

Os projetantes internalizam muito as críticas, tem problemas com baixa autoestima e buscam agradar os outros.


Se identificou com o conteúdo ou tem alguma sugestão? Mande uma mensagem... E que tal ajudar aquele amigo que precisa lidar com esse problema? Compartilhe e espalhe essa informação 😉.


 




O que está procurando?