Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Qual a importância da REGULAÇÃO EMOCIONAL no EMAGRECIMENTO?



Você sabia que as pessoas com maior dificuldade para emagrecer são as que tem a rotina mais desorganizada, níveis de estresse elevado, pouco lazer e desequilíbrio entre os desejos e os deveres?

Geralmente a comida é a única forma de prazer e fica difícil controlar os excessos alimentares mesmo.

A TCC é uma forma de psicoterapia estruturada, focada na resolução de problemas e orientada para o presente e para o futuro.

Quando o assunto é emagrecimento ou Transtornos Alimentares (nem todo mundo com dificuldade para emagrecer tem T.A, tá?), a proposta é modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais que reduzem seu potencial e que causam sofrimento.

Ficou confusa? Segue aqui...

As pesquisas mostram que pessoas com sobrepeso ou obesidade vivem relação frequentes de auto sacrifício. Na prática, são pessoas com a tendência de colocar os outros sempre em primeiro lugar e nunca olharem ou atenderem suas próprias necessidades.

Quem tem dificuldade para emagrecer geralmente apresenta um tipo de pensamento que chamamos de Raciocínio Dicotômico ou Pensamento “tudo ou nada” (distorções cognitivas, lembram?). São pessoas que tem metas de desempenho muito elevadas e fora da realidade para o momento.

Ou você está no modo “TUDO”: começa a dieta, a atividade física e resolve seguir tudo à risca e perfeitinho ou, se por qualquer motivo não consegue, migra para o modo “NADA” e desiste completamente do processo.

Não que seja um processo fácil, mas precisamos entender que não existe só a perfeição ou o fracasso. Nunca escala de 0 a 100% existe uma INFINIDADE de possibilidades e todas elas são um bom resultado.

Outra coisa legal na TCC para o emagrecimento, é que ela permite a você elabora novas estratégias para regulação emocional. Ou seja: você não precisa comer por estar triste, entediada, ansiosa, estressada...

Já entendeu por que você abandona tanto as dietas? Emagrecer gera prazer, mas não é imediato. Mudar hábitos requer tempo e constância.

Uma característica muito forte também em pessoa com dificuldade para emagrecer, é a autocrítica elevada. A forma do corpo, o peso e o comportamento alimentar tem como base regras muito rígidas.

É comum atribuírem mais valor do que deveria ao peso e ao formato do corpo, dando a magreza o conceito distorcido de autocontrole, competência e superioridade.

O processo de perda de peso é complexo e vai muito além de alimentação e atividade física. Envolve fatores genéticos, ambientais, emocionais, sono e vários outros.

A TCC aplicada ao emagrecimento entende que cada pessoa tem um sistema disfuncional de cresças que vai ser responsável pela manutenção dos comportamentos que atrapalham a perda de peso.

Onde você se encaixa nisso tudo? Já parou para pensar?

Acredite! Não existe dieta milagrosa ou produtos formidáveis que vão resolver o seu problema de uma vez por todas. O que existe é: equilíbrio do estilo de vida.

Lembra que a gente já falou sobre distorções cognitivas por aqui? Então... Quem tem problemas com peso geralmente apresentar 5 tipos de distorções.

Tipos de pensamentos (distorções) que te atrapalham emagrecer:

HIPERGENERALIZAÇÃO: consiste em criar uma regra com base em um único fato ou em uma experiência isolada e generalizá-la a outras situações não semelhantes.

“Só é possível emagrecer com privação e sofrimento.” “Comer doce engorda.”

CASTASTROFIZAÇÃO: consiste na hipervalorização dos fatos indesejáveis.

“Engordei 10 Kgs nesse feriado. Não vou nem subir na balança.”


Você sabia que para ganhar 1 quilo de gordura é preciso um superávit calórico de certa de 7000 kcal?

Pessoas com essa distorção acreditam que engordaram muito em um deslize e não se olham no espelho ou não se pesam com estratégia de evitação que os mantem desconectados da própria realidade.

ABSTRAÇÃO SELETIVA: consiste em manter a atenção voltada apenas para as informações que confirmam a sua suposição.

“Ter comido esse doce só mostra que eu não tenho controle mesmo.”

PENSAMENTOS PERMISSIVOS: consiste na crença que justifica e autoriza um comportamento que se quer modificar.

“Já que eu tive um dia difícil, mereço comer e me recompensar.” “Já que quebrei a dieta, posso comer a caixa inteira de chocolate.”

PENSAMENTO SUPERSTICIOSO/IRRACIONAL: consiste em uma relação de causa-efeito entre fatos que carecem de lógica.

“Tudo o que eu como vai pra barriga.”




Se identificou muito ou ficou com alguma dúvida? Mande uma mensagem... A psicoterapia pode ser o que falta no seu processo de emagrecimento!



O que está procurando?