Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Afinal, o que são TRANSTORNOS DE HUMOR?


Vamos falar um pouquinho sobre transtornos de humor e por que você precisa ficar atenta a eles?

Eu nem preciso dizer que todo mundo tem alteração de humor por motivos diversos, não é? Mas quando isso é problemático e vai se enquadrar em um transtorno?

Hoje vamos falar especificamente sobre uma coisa chamada CICLOTIMIA ou Transtorno Ciclotímico.

A característica básica da Ciclotimia é a mudança (ciclo) de polos de humor. Ou seja: a pessoa experimenta momentos de depressão ou euforia subitamente.

“Ué, mas isso não é característica transtorno bipolar?” Também! A diferença aqui vai estar na intensidade das oscilações de humor e na quantidade de crises.

Calma que fica mais fácil de entender...

Pense comigo em um dia lindo em que você acordou cedo, disposta, fez exercícios, tomou banho e foi trabalhar feliz da vida... Organizou o dia, fez planos e...

Aparentemente do nada, bateu um desânimo, a energia sumiu e seu lindo dia vira um dia sombrio. Pensou? É por aí que a Ciclotimia atua.

Assim como outros transtornos mentais, as causas da Ciclotimia não são muito claras, mas acredita-se que fatores genéticos e bioquímicos, além do ambientais, estão envolvidos no desenvolvimento desse transtorno.

Uma coisa importante para você saber é que, apesar dessa montanha russa de emoções ser incomoda e prejudicial, os sintomas são mais leves e mais sutis do que no Transtorno Bipolar.

Vamos entender logo a diferença entre um e outro?

No transtorno bipolar (que também é um transtorno de humor) a pessoa passa por períodos de depressão e de ânimo intensos (que chamamos de “mania”) e esses estados de humor podem durar semanas ou meses.

O Transtorno Bipolar é mais complexo, engloba sintomas mais forte de depressão, ansiedade e mania. A pessoa no transtorno bipolar costuma ser mais impaciente, inquieta, melancólica, ter episódios de raiva, angústia e ansiedade muito mais intensos.

No caso dos Ciclotímicos, esses sintomas são mais leves e com duração mais curtas.

O maior risco para os Ciclotímicos é que, como os sintomas são leves, eles passem despercebidos e sejam justificados pela personalidade, temperamento ou falta de maturidade.

Vamos falar dos sintomas, como eles se manifestam e de como você pode identificá-los?

Na Ciclotimia nós vamos ter dois sintomas básicos como característica: hipomania e depressão.

A hipomania é um estado de humor de mania mais leve. Não entendeu nada, né? Segue aqui que vai fazer sentido!

O estado de mania parece a princípio uma coisa boa, já que é caracterizado por sentimentos de euforia, alegria e bem-estar EXTREMOS (foca nessa palavra).


No episódio maníaco (forte) ou hipomaníaco (fraco) a pessoa pode apresentar uma confiança exagerada em si mesma, se sentir imbatível e geralmente os pensamentos lógicos ficam prejudicados.

Já dizia minha avó: tudo que é demais, sobra. E essa máxima vale inclusive para estados felicidade (que nesses casos, vamos entender como euforia).
Nesse estado de humor vão ficar muito evidentes também os distúrbios de sono, dificuldade de concentração, comportamentos impulsivos (fazer compras desenfreados que geram arrependimento e dificuldades financeiras), tagarelice e irritabilidade.

Depois dessa fase “hiperfeliz”, a pessoa muda (ou cicla) para uma fase depressiva.

Bate o desanimo, o cansaço, tristeza sem motivos muito aparentes ou claros. Surgem muito pensamentos negativos e perturbação sobre a vida, o mundo, os outros e sobre si mesma.

Precisamos ficar atentos aos sintomas, pois eles podem evoluir e colocar de verdade a pessoa em risco de morte. No estado depressivo, o risco é de suicídio. Em estado maníaco ou hipomaníaco, o risco é de acidentes por imprudência ou falta de clareza dos perigos.

Os episódios eufóricos da ciclotimia podem trazer alguns resultados inicialmente positivos e dificultar o diagnóstico. É comum por exemplo, que a pessoa se torne altamente produtiva em alguns períodos, mas depois descarte seus projetos e sejam vistos como irresponsáveis, pouco comprometidas e passem a imagem de que são pouco confiáveis.

CICLOTIMIA TEM CURA? COMO É FEITO O TRATAMENTO?

Os sintomas podem e devem ser tratados com acompanhamento psicológico e com uso de medicamentos, mas não consideramos que o Transtorno Ciclotímico tenha cura.

A psicoterapia vai ajudar o paciente a lidar com os ciclos de humor do jeito mais saudável possível e auxiliar no controle das emoções. Os medicamentos podem envolver estabilizadores de humor, ansiolíticos e antipsicóticos leves, prescritos preferencialmente por médico psiquiatra.

É muito importante procurar ajuda para prevenir que os sintomas da ciclotimia (que são leves, lembra?) se agravem e evoluam para crises mais intensas. Portanto, mesmo que as suas oscilações de humor não pareçam tão intensas a princípio, é preciso tratamento adequado.

Os sintomas da ciclotimia podem levar a comportamento autodestrutivos. Fique atenta 😉

COMO ALIVIAR OS SINTOMAS DA CICLOTIMIA?


1) QUESTIONE OS SEUS PENSAMENTOS:

Quando perceber reações exagerada, tente se agarrar ao pensamento racional. No fim das contas, essa dica vale para qualquer coisa na vida. Não podemos sair confiando cegamento em tudo que pensamos e é sempre bom questionar nossos pensamentos automáticos.

Pergunte a si mesmo se os seus pensamentos e sentimentos estão de acordo com a realidade.

2) FALE SOBRE O QUE ESTÁ SENTINDO

Não fique tentando controlar a força suas emoções. Desabafar e falar sobre emoções negativas pode te impedir de explodir em horas erradas e com as pessoas erradas. Acumular tensões costuma gerar crises mais intensas. Busque pessoas de confiança, um psicólogo ou simplesmente tenha um diário onde você consiga escrever sobre seus pensamentos e sentimentos.

3) CAIXA DE FERRAMENTAS

Tenha algumas estratégias para lidar com o estresses e com a ciclagem de humor. Algumas situações podem ser gatilhos para as fases hipomaníacas ou depressivas e ter ferramentas para lidar com isso, vai te ajudar muito. Exercícios de respiração e relaxamento por exemplo, tem o poder de promover bem-estar.

Lembre-se: é possível conviver com a ciclotimia e ter uma vida saudável apesar dela.


Precisa de ajuda? Mande uma mensagem...

Você pode conferiu outros conteúdos no Instagram!



O que está procurando?