Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Afinal o que a MOTIVAÇÃO tem a ver com iniciar NOVOS HÁBITOS?



Vamos falar muito sério sobre uma coisa? O que você está esperando para tirar seu sonho do papel e colocar ele no mundo?

Quantas vezes você já começou um exercício, uma dieta, um projeto e o abandonou?


A gente sempre vai ter uma boa razão: é a correria, a preguiça, a política, a economia, o cansaço... E os planos vão ficando para depois.

Posso afirmar sem medo de estar errada que você tem um enorme potencial aí dentro e que existem muitas boas ideais, projetos e sonhos que você gostaria de pôr em prática.

Acontece que muita gente fica preso no "mundo das ideias" e tem dificuldade em dar os passos necessários na direção que importa.

A verdade é que nós temos uma relação bem ruim com os hábitos e comportamentos que gostaríamos de ter. Não entendeu? Acompanhe meu raciocínio...



Se a academia não deu certo, a corrida não foi para frente, a dieta não vingou, a “vida saudável” não te viciou, é porque falta disciplina, força de vontade, você precisa insistir mais e blábláblá, mas será que o problema não é outro?

Precisamos sim aprender a começar e a recomeçar, mas precisamos reconhecer que algumas coisas não nos geram nenhum tipo de prazer e que talvez aquela atividade não seja para nós e está tudo bem!

Vou te dar um exemplo pessoal: eu não gosto de academia.

O ambiente da academia me gera um desconforto com o qual eu não quero lidar. Isso não quer dizer que academia é ruim, que musculação não é bom ou que eu não tenha força de vontade.

Só quer dizer que existem outras formas para eu me movimentar que combinam mais comigo e que vão me gerar mais prazer e menos tensão.

A reflexão que quero deixar hoje no ar é: por quais motivos nos forçamos a caber em caixinhas que não são nossas? Por que insistimos tanto no mesmo caminho e em fazer tudo igual a “todo mundo”?

A regra é simples: não existe fórmula mágica.

Se o que você tem feito não está funcionando, MUDE A FORMA DE FAZER!


Busque um exercício ou atividade que você goste! Não se force a uma atividade padrão com a qual você não tenha prazer ou afinidade.

Se não gosta de musculação, você pode correr, dançar, lutar, pedalar, nadar... Ache algo que não seja tão penoso e evolua com o tempo!

Pode ser que um dia eu decida fazer academia e me apaixone por isso? Sim! Mas agora não é minha “pegada” e eu não preciso dela para me manter ativa.

Você é e precisa se perceber como indivíduo único com necessidades, vontades e preferências.

Leve essa ideia para outras áreas da sua vida: talvez o problema esteja exclusivamente na sua tentativa de se encaixar em um lugar que não te cabe.

E lembre-se: autoconhecimento é adquirido com muita tentativa e erro, mas a psicoterapia pode encurtar esse caminho.

Já pensou em fazer uma avaliação? Entre em contato...


4 SEGREDOS PARA INICIAR BEM NOVOS HÁBITOS:
 

1) Renuncie ao controle
Você pode e deve fazer planos, mas não pode prever um resultado certeiro. A vida é feita de inconstâncias e isso não é ruim. Teste e mude se necessário. Não deixe que os seus pensamentos te levem para o pior cenário imaginável.

2) Exteriorize os problemas
Tire os seus problemas da sua cabeça. Escreva-os com a maior quantidade de detalhes que conseguir e busque por possíveis soluções. Enumere, faça listas... Geralmente não conseguimos ver todos os fatos quando o problema está só na nossa cabeça.

3) Tire um tempo
Quando você escreve sobre as preocupações e volta depois de um tempo para ler, pode perceber que os problemas não são tão complexos quanto pareciam a princípio e que a maioria são passíveis de solução.

4) Acredite em si mesmo
Preocupação em excesso é sinal de falta de autoconfiança. Você tem capacidade para resolver problemas e já sobreviveu a todos os seus piores momentos. Não deixe que o medo e a insegurança dominem a sua vida.

Aproveite o agora e se não der conta, busque ajuda!


O que está procurando?