Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Mesmo com o clima feliz da Copa do Mundo, você pode sofrer com dias difíceis


Mesmo com o clima feliz da Copa do Mundo, você pode estar passando por uma situação difícil... Afinal, a vida não para, não é?

Está com dificuldades para lidar com a ansiedade ultimamente?

Resolvi fazer esse post para acalmar um pouquinho o seu coração, já que, sem as ferramentas adequadas para lidar com a ansiedade, as preocupações exageradas e os pensamentos negativos atrapalham muito nossa vida.

A boa notícia e que existem muitas formas de manejar essa emoção desconfortável e reduzir os sintomas da ansiedade tóxica. Mas antes de seguirmos aqui, vamos entender a diferença de sentir ansiedade e ter um transtorno de ansiedade?

Se você percebe que tem uma dificuldade muito grande em controlar a ansiedade no dia a dia, diante de situações comuns que não apresentam necessariamente um perigo (uma apresentação de escola, entrevista de emprego ou uma viagem), você é um forte candidato a ter um transtorno de ansiedade.


O transtorno de ansiedade também vai interferir na sua concentração, no seu humor, no apetite, na capacidade de ficar quieto e por mais que você entenda que ela está exagerada, não consegue controlar.

Já o sentimento de ansiedade que não é patológico, aparece quando você enfrenta situações difíceis ou que apresentem risco real. Apesar de serem bem desconfortáveis, as sensações são passageiras. Os sintomas são os mesmos, mas a intensidade e a duração não.

Lembre-se: cada pessoa possui uma genética, uma história de vida e tem suas próprias limitações, por isso, a forma de vivenciar a ansiedade podem ser diferentes para cada pessoa.

Então, não julgue ou subestimar alguém que sofre com a ansiedade diante de situações que você considera “normal”.

COMO CONTROLAR A ANSIEDADE NO DIA A DIA

Tanto para quem sofre com um transtorno de ansiedade quando para quem tem ansiedades mais pontuais, é importante ter ferramentas para controlar os sintomas, já eles são bem desconfortáveis e ninguém gosta de passar por isso, não é?

Ahh! E não adianta pegar essas dicas, aplicar uma vez e achar que o problema vai ser resolvido, tá? A repetição é a chave para qualquer aprendizado. Então, já salva logo esse post para usar sempre.

1) Treine a respiração diafragmática:

“Respira e conta até 10” é um conselho antigo e sabia que funciona de verdade? Se você fizer alguns ciclos de respiração diafragmática, o efeito de relaxamento é praticamente imediato. Experimente!

2) Faça técnicas de relaxamento

Junto com a dica anterior, aprenda também a fazer alguma técnica de relaxamento diariamente. Escolha uma hora do dia e inclua na rotina. O relaxamento muscular progressivo pode ser uma ótima pedida.

3) Faça meditações curtas

Apesar dos exercícios de respiração terem um efeito semelhante ao da meditação, a prática formal também é importante. No começo por ser bem complicado, mas você pode usar um áudio curto de meditação guiada e ir melhorando com o tempo.

4) Organize o seu dia

Nada melhor para reduzir a ansiedade do que planejar o dia. Organize seus compromissos! Seja estudo, afazeres domésticos, trabalho ou tudo isso junto. Use uma agenda, lista ou um aplicativo mesmo. Isso diminui a imprevisibilidade e aumenta a sua confiança.

5) Pratique atividade física

Fazer exercício aeróbico por 30 minutos, três vezes por semana, ajuda sim a controlar a ansiedade e é complementar ao tratamento de diversos transtornos mentais, além de promover o bem-estar e a disposição física pelo resto do dia.

6) Cuide do seu sono

A qualidade do sono reflete no nosso humor e você não precisa ser nenhum especialista para notar isso. Dormir bem melhora a disposição e reduz o risco de transtornos mentais, por tanto, crie um ritual noturno de desligamento e melhore o seu sono.

TERAPIA PARA LIDAR COM ANSIEDADE

Se a ansiedade impede você de ter uma vida leve, fique tranquila! Eu sou uma psicóloga qualificada que pode ensinar para você formas saudáveis de lidar com a ansiedade, de modo que ela deixe de ser um obstáculo ao seu bem-estar.

Ao se sentir ansioso, é provável que você tenha a sensação de não ter o que fazer, ficando agitado e preocupado. Porém, na terapia você aprende técnicas para se auto acalmar e enfrentar desafios, dando um passo por vez e com apoio especializado.


Além disso, você aprende como se prevenir de crises de ansiedade, cuidar do seu corpo, se organizar e manter uma rotina saudável. Parece bastante coisa, não é? Só que é mais simples do que você imagina.


Faço atendimentos presencial (em Vitória da Conquista) e online (qualquer lugar do mundo) e estou sempre me desenvolvendo meus estudos e práticas para ajudar você em qualquer situação da sua vida.


A terapia pode ser o seu início de uma nova vida. Mande uma mensagem e agende a sua sessão inicial.

O que está procurando?