Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Numa escala de 0 a 10, quão feliz você está se sentindo hoje?


Mas afinal, o que é essa tal felicidade? Ter muito dinheiro? Viajar para todos os lugares? Ser autossuficiente? Comer pizza todo dia e não engordar? Como seria a sua vida mais idealmente feliz?

A ideia que é “vendida” hoje em dia é que uma vida feliz seria uma espécie de “férias eternas” em que fosse possível viver sem muitas responsabilidades, tarefas, compromisso e num cenário “pernas pra cima na beira da praia”, não é?

Na real? Apesar do ser humano ter desenvolvido várias formas de ter uma vida mais confortável se comparado, por exemplo, com 200 anos atrás, os níveis de felicidade da população não subiram na mesma proporção.

Isso querer dizer que a felicidade não está, necessariamente, ligada à “não fazer nada”. Não que descansar não seja importante. É sim, e muito! Aliás, é sempre uma indicação que dou aos meus pacientes que sofrem com ansiedade.

Mas entenda: a sensação de estar caminhando em direção a algo, de estar trabalhando por um objetivo ou um sonho, pode trazer uma felicidade mais duradoura do que um estado de “férias eternas”.

Estudos da psicologia que buscam avaliar até que ponto o dinheiro realmente traz felicidade, indicam que sim, dinheiro traz felicidade, mas não sozinho! Tudo depende muito do seu contexto.

Ter dinheiro para pagar as contas, viver tranquilamente e ter alguns prazeres extra tem relação com os níveis de felicidade de uma pessoa, porém existe um “teto” de felicidade no dinheiro.

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos indicaram que ter dinheiro para ser parte da classe média-alta já é o suficiente e, que a diferença de uma pessoa desse nível comparado com um milionário, não era tão grande assim. Ou seja, ter rios de dinheiro não vai te fazer mais feliz, mas poder viver tranquilamente, pode ajudar sim.

Estudiosos da Psicologia Positiva têm mostrado que algumas ações simples deixam as pessoas mais felizes e não tem nada a ver com “pensar positivo”. É sobre encher a vida de sentido com atitudes práticas. Até porque, uma vida sem significado e propósito é uma vida vazia, não é?

Pode ser qualquer coisa, mas as pesquisas demonstram que ações de bondade (atitudes que você toma em favor do outro) tem maior tendência de encher a vida de sentido e trazer a ideia de propósito, conexão e altruísmo.

Talvez o primeiro passo que você precisa dar em direção a felicidade é entender que em alguns momentos, você irá falhar! Sério mesmo... A falha é inevitável e, querendo ou não, em algum momento uma coisa vai dar errado.

Dizer para uma pessoa ansiosa e perfeccionista que “a falha faz parte do processo” é quase um soco na cara, não é? Mas não tenho como “suavizar” essa informação para você, já que tentar ser perfeito é meio que “contrafelicidade” também.

O segundo passo é se engajar em um projeto que seja significativo para você.

Então, para finalizar hoje, meu desafio é que você defina um projeto que faça sentido na sua vida e dê passos na direção dele, sem se esquecer que vai falhar e que não vai ser perfeito. Bora lá?

Uma informação adicional e legal sobre nosso corpo: ele mesmo é capaz de produzir felicidade. Nesse caso, eu estou falando da endorfina que é o hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar.

Nós podemos aumentar a liberação de endorfina no nosso corpo, melhorando nossos hábitos. Então veja algumas pequenas atitudes diárias que ajudam você a se sentir mais feliz:

1. Tomar um pouquinho sol;
2. Terminar tarefas importantes;
3. Praticar um exercício físico que goste;
4. Ter uma rotina organizada;
5. Aprender a dizer “obrigada” “me desculpe”;
6. Lembrar das coisas pelas quais você é grato;

Essas podem parecer coisas bobas, mas elas são de verdade ações que te deixam mais feliz e com a sensação de bem-estar! Experimente.


“Principal objetivo do tratamento em psicoterapia é os pacientes sentirem melhor reduzindo a emoção negativa e aumentando a emoção positiva” (Beck, 2022).


TERAPIA PARA LIDAR COM ANSIEDADE

Se a ansiedade impede você de ter uma vida leve, fique tranquila! Eu sou uma psicóloga qualificada que pode ensinar para você formas saudáveis de lidar com a ansiedade, de modo que ela deixe de ser um obstáculo ao seu bem-estar.

Ao se sentir ansioso, é provável que você tenha a sensação de não ter o que fazer, ficando agitado e preocupado. Porém, na terapia você aprende técnicas para se auto acalmar e enfrentar desafios, dando um passo por vez e com apoio especializado.


Além disso, você aprende como se prevenir de crises de ansiedade, cuidar do seu corpo, se organizar e manter uma rotina saudável. Parece bastante coisa, não é? Só que é mais simples do que você imagina.


Faço atendimentos presencial em Vitória da Conquista e online de qualquer lugar do mundo e estou sempre me desenvolvendo meus estudos e práticas para ajudar você em qualquer situação da sua vida.


A terapia pode ser o seu início de uma nova vida. Mande uma mensagem e agende a sua sessão inicial.

O que está procurando?