Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Como a PROCRASTINAÇÃO afeta sua SAÚDE MENTAL e seu DESENVOLVIMENTO PESSOAL?


Seja bem honesta comigo aqui... Quantas vezes nesse último mês você foi dormir em paz com a certeza de que teve um dia produtivo?

Se você faz parte do reduzido grupo de pessoa que vivem essa realidade constantemente, parabéns. Porém, se você é como a maioria das pessoas, provavelmente nem soube responder a minha pergunta e esteja pensando, “mas não tenho tempo para nada”.

Você vê as horas passando enquanto trabalha, estuda ou tenta se organizar, mas tem a sensação de que existe um “ser sobrenatural” sugando os minutos do seu relógio e, quando você menos espera, o dia chegou ao fim (junto com sua energia).

Suas tarefas previstas para o dia não foram concluídas, você vai dormir tarde, acordar mais cedo e ativar o modo “zumbi” para tentar dar conta das tarefas.


É um caso clássico de improdutividade.

E sabe qual é o pior disso tudo? Você provavelmente aceitou se submeter a essa situação e nem se deu conta disso ainda.

Não entendeu? Explico. É bem simples...

Nossa motivação se alimenta da sensação de progresso (já falamos sobre isso várias vezes, não é?) e isso é um fato incontestável pela psicologia moderna.

A partir do momento que você entende como normal essa rotina maluca atolada de atividades acumulas, acostuma a só “apagar incêndios” e passa a negligenciar suas necessidades pessoais, você entra numa zona de conforto (não tão confortável assim) que mina suas energias enquanto drena sua produtividade.

Isso acontece porque sua rotina acaba virando um “amontoado” de obrigações sem sentido que você se vê forçado a cumprir pelo simples fato de serem obrigações mesmo ou sei lá, para ganhar um salário no fim do mês e pagar as contas.

Não que seja uma coisa simples (e eu sei que não é), mas para se libertar desse ciclo vicioso e se tornar produtivo de verdade, você precisa de 2 passos bem simples.

O primeiro deles é a INDIGNAÇÃO.

Você JAMAIS deve se conformar com situações ruins que acabam com sua saúde mental! Não normalize o cansaço, o estresse, a falta de tempo, os relacionamentos abusivos (sejam amigos, parceiros, gestores, clientes...). Se você acordou hoje e não fez nada para ser melhor do que o seu “eu de ontem”, tem alguma coisa muito errada.

Aí que entra o segundo passo. Ficar indignada com sua situação atual e não fazer nada para sair da sua zona de conforto, não resolve seu problema.

O que você precisa é ter planos e objetivos claros que te levem para resultados diferentes dos anteriores. Metas claras te darão noção de progresso e faz você se sentir mais motivado.

E não se iluda achando que tem que ser uma meta absurda, grande e muito difícil. Basta ser fiel a sua rotina e se desafiar um pouquinho todos dos dias. Tente por exemplo, levantar 10 minutos mais cedo para escrever as tarefas do dia.

Na verdade, o recomendado é propor a si mesmo pequenos desafios diários e possíveis de serem superados para você conseguir notar a própria evolução.

Sim, dá muito trabalho no começo e não vai ser de uma hora para outra.

Por mais decepcionante que isso possa soar num primeiro momento, me sinto no dever te contar a mais pura verdade: ou você continua escravo do tempo com a sua montanha de tarefas acumuladas, ou você aceita de vez que é necessário sofrer um pouco para evoluir.

Qual será a sua escolha?


Veja como a psicologia pode te ajudar a vencer a procrastinação e evoluir em várias áreas da sua vida 👉 CLIQUE AQUI!

O que está procurando?