Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Mitos sobre LIBERDADE que ainda são divulgados por aí...



Você se considera uma pessoa livre? O que você entende por liberdade? Como é alguém verdadeiramente livre?

Liberdade é uma coisa que todos querem, mas poucas pessoas param para pensar de fato sobre o que isso significa e hoje, vamos refletir um pouquinho sobre esse tema.

Mas antes de falar sobre isso, deixa eu perguntar: já ouviu falar no conceito de gratificação adiantada? Ele é muito legal e as pesquisas estão relacionando com a probabilidade de uma criança ter sucesso no futuro ou não.

Esse conceito diz que quanto mais alguém é capaz de adiar uma recompensa (ou prazer), em benefício de algo melhor lá na frente, maiores são as chances de se dar bem na vida.

Provavelmente você viu a um tempo atrás a internet ser “inundada” por uns vídeos em que um adulto oferecia para uma criança um marshmallow (chocolate ou outro doce) e pedia para que aguardassem sem comer por um tempo que ganhariam o dobro.

Quando viralizou, esses vídeos não tinham função alguma, mas eles surgiram depois de um experimento em que cientistas ofereceram marshmallow para as crianças e solicitaram que esperasse por 15 minutos para ganhar o dobro como prêmio.

Esse experimento não tem nada a ver com obediência, autoridade ou o blábláblá que foi espalhado na época, tá?

Bom... O experimento mostrou que quase todas as crianças comeram o seu doce na hora (apenas um terço resistiu) e ficaram sem o bônus.

Alguns anos depois esses mesmos pesquisadores verificaram que as crianças que conseguiram resistir e adiar a recompensa (agora na faixa de 18 anos de idade), tiveram mais autocontrole, disciplina e estavam melhor estabelecidas na vida de uma forma geral.

Além de terem notas melhores, apresentavam maior nível de felicidade e planos futuros mais bem elaborados do que os que não conseguiram resistir ao doce.

E o que isso tem a ver com liberdade e com nossos temas aqui? Se você está com dificuldade em adiar um prazer imediato para se sentir melhor lá na frente, pode ser que SUA LIBERDADE está comprometida e você é refém dos seus desejos imediatos.


Quer exemplos mais concretos?


Passar horas procrastinando no celular, não fazer atividade física, comer o que quiser na hora que bem entender...

Qualquer coisa que comprometa quem você quer ser NÃO É LIBERDADE, mas sim de escravidão!

É comum a gente acreditar e ouvir por aí que ser livre é satisfazer a todos os nossos desejos. É o velho e bom “ninguém manda em mim”, “eu faço o que eu quiser”, “quero poder comer o que eu quiser na hora que quiser”.

Pense comigo: se você precisa satisfazer todos os seus desejos e fica emburrado se não faz isso, você é mesmo livre ou é um escravo de si mesmo?

A princípio a ideia de ser livre para fazer tudo que quiser parece muito bom, mas entenda: ceder às suas vontades de fazer tudo que os seus desejos momentâneos mandam, pode não ser tão bom assim na prática.

Por vezes é preciso dizer “não” para você mesma. O nome disso é “autocontrole”.

A verdade dura de engolir é que só a disciplina te permite conquistar liberdade completa. Não tem o “grande macete” ou a “mega dica”: é só dizer “não” para os seus mimos e encontrar a sua melhor versão 😉

Me responda:
Para o que você precisa dizer mais “não” hoje?
De quais desejos você tem sido escrava?
Qual o maior obstáculo que tem dentro de você?



É possível que surjam muitas coisas ao mesmo tempo na sua cabeça... Mas o desafio é que você escolha apenas UMA DELAS e retome o controle durante os próximos dias.


Amadurecer é um processo que demanda direção e disposição. Você está disposto?


O que está procurando?