Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Mentiras que te contaram sobre EMAGRECIMENTO e AUTOESTIMA!


Provavelmente você já ouviu fazer sobre autoestima e sobre importância de nos cuidarmos com carinho e gentileza, não é?

Mas, você sabe de verdade o que é e como a ela impacta nas várias áreas da nossa vida?

A autoestima tem a ver com o grau de consciência que temos a respeito de nós mesmos.

Seu conceito reúne um conjunto de características relacionadas à nossa visão sobre nossa aparência física, capacidade intelectual, talentos, habilidades e com a satisfação em relação às nossas conquistas pessoais, profissionais e a qualidade das nossas relações afetivas.

Além de estar ligada à coerência entre nossos valores e nosso comportamento.

O modo como nos sentimos em relação a nós mesmos afeta diretamente tudo o que vivenciamos:
  - A relação com as pessoas;
  - As experiências amorosas;
  - A forma como agimos no trabalho;
  - A estrutura emocional e comportamental;
  - A nossa capacidade de desejar, sonhar e realizar esses sonhos e desejos.

Quando nossa autoestima é saudável, acreditamos em nosso potencial e aceitamos com tranquilidade as situações e tarefas do dia-a-dia, pois estamos mais satisfeitos com nós mesmas.

Por tanto, o contrário também é válido: quando não acreditamos em nosso valor, limitamos nossas experiências de vida!
Sabe quando você evita participar de eventos, não usa biquíni na praia ou não expressa sua opinião em uma reunião de trabalho, por exemplo? Pode ser pelo fato de não se sentir à vontade ou confiante consigo mesma.
Mas calma! Baixa autoestima não é uma doença e nem sempre estamos 100% em todas as áreas da nossa vida.

Só precisamos nos preocupar quando não há interesse da nossa parte em cuidar e fortalecer essa característica, pois esse descaso pode facilitar o surgimento de alguns transtornos como a ansiedade e depressão.

Um dos caras mais importantes dentro da psicologia moderna, disse uma vez que
“uma das questões centrais na depressão e na ansiedade é a baixa autoestima, condição frequentemente caracterizada por autocrítica, padrões irrealisticamente elevados para si mesmo e foco excessivo nas ‘falhas’ percebidas quando o paciente desqualifica os aspectos positivos...”.
A boa notícia é que a autoestima não é um estado permanente. Ela pode de ser lapidada e fortalecida ao longo da vida.

Como tem andado a sua autoestima?

Já parou para pensar como seria a sua vida se você pudesse TREINAR a perceber o seu VALOR como pessoa, INDEPENDENTE da forma como os outro te avaliam? 

É isso que a psicoterapia faz por você!


AS MENTIRAS QUE TE CONTARAM SOBRE AUTOESTIMA E EMAGRECIMENTO



Todo mundo concorda que modificar a forma de se relacionar com os alimentos é um aspecto primordial na busca pelo emagrecimento saudável e sustentável.

E um dos objetivos da terapia no processo de emagrecimento é ajudar as pessoas a reconhecerem e fazerem algo a respeito dos seus problemas. Ou seja: promover a AUTOEFICÁCIA.

Mas o que isso tem a ver com AUTOESTIMA e por quais motivos ela precisa vir antes do emagrecimento? Por que a ideia de “emagrecer para recuperar a autoestima” é no MÍNIMO FALHA?

Um dos pilares formadores da autoestima é a CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA e é sobre ela que vamos falar hoje.

Bom... Já falamos por aqui que autoestima tem a ver com o valor que atribuímos a nós mesmos, mas agora vamos destrinchar essa definição.

Nós podemos medir nosso valor por fatores internos (falaremos mais sobre isso em outro momento) ou por realizações profissionais, vida amorosa, "status" social, habilidades financeiras e claro, pela nossa ESTÉTICA e aqui começa o grande problema!

Essas são variáveis externas que podem (e provavelmente vão) mudar com o tempo. Se medirmos o nosso valor com base somente nelas, teremos que nos esforçar muito para manter tudo isso e assim "protegermos" nossa autoestima.

No mínimo, isso gera muita ansiedade e cansaço com o tempo.

Quando o assunto é emagrecimento, o pilar mais importante da autoestima é a nossa AUTOEFICÁCIA.

A autoeficácia pode ser definida como a confiança na capacidade de organizar e executar determinadas ações.

A crença de autoeficácia influencia diretamente no objetivo de emagrecer, tanto no processo em si como antes dele: possuir crenças de autoeficácia aumenta a motivação para iniciar, manter e principalmente RETOMAR a alimentação adequada.

Ou seja, acreditar na própria capacidade faz com que os obstáculos sejam mais facilmente enfrentados e por isso é importante trabalhar e desenvolver essa capacidade para atingir melhores resultados.

Quer entender como funciona na prática?

Se eu atribulo minha autoestima apenas ao meu peso e forma física, quando eu como fora do planejado num fim de semana, feriado ou tiro férias, por exemplo e acabo quebrando com minha rotina (não faço tudo "perfeito" dentro do meu programado), isso gera desanimo, frustração e acaba com a minha MOTIVAÇÃO.

Se a minha autoestima variar com meu peso, minha motivação e minha CRENÇA NA CAPACIDADE DE FAZER AS COISAS, fica reduzida...

Mas se eu acredito que depois desse episódio eventual, eu sei e CONSIGO fazer o que é preciso... Fica bem mais fácil retomar o plano e não jogar tudo fora.

Logo, minha autoestima precisa estar ANCORADA na minha crença de autoeficácia ou qualquer comportamento entendido como “erro” ou “falha”, vai me afastar do seu objetivo por muito tempo.

Cuidar da sua aparência pode aumentar a sua autoconfiança e ela é bem importante para a saúde mental, mas sua AUTOESTIMA não é composta apenas pela sua aparência física!

Aumentar a sua autoeficácia ajuda a lidar com situações desafiadoras e fortalecer a sua crença de que se surgirem problemas, você será capaz de manejá-los.

Faz sentido para você?

Mas então...

O QUE FAZER PARA MELHORAR A AUTOESTIMA?

Por algum tempo acreditamos que a melhor solução para baixa autoestima era “pensar positivo sobre si mesma”, mas os estudos mais novos e a psicologia moderna apontam que a chave na verdade é AGIR positivo.

Lembra do texto sobre autoconhecimento que diz que você é uma ação? Então... É um pouco disso também.


É justamente por isso que o grande segredo para elevar a autoestima é aumentar a quantidade de comportamentos positivos na sua vida.


Certo... Mas quais são esses “comportamento positivos” que vão fazer diferença na autoestima?

 - Qualquer um que faça você sentir orgulho de si mesmo e que te dê a sensação de missão cumprida.

Não interessa de parecem atitudes pequenas ou se outras pessoas não valorizam o que você fez. Comece a fazer qualquer coisa que te dê essa sensação boa e melhore com o tempo.

A autoaceitação também é uma ótima alternativa para acabarmos com essa “gangorra” da autoestima... Mas aí já é assunto para uma próxima postagem.


Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais!





O que está procurando?