Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

sua ANSIEDADE te faz ficar ANGUSTIADA?




Que atire a primeira pedra quem nunca disse que estava angustiado! Em tempos de pandemia essa sensação deve ter ficado mais recorrente, não é?

É muito comum os meus pacientes falarem que sentem essa emoção, mas não conseguirem explicar bem o que estão sentindo. Geralmente as falas se referem a um aperto no peito, nó na garganta, sensação de vazio...

E você? Como você define a sua angústia e como você percebe que está angustiado?

Apesar de ser uma palavra bem conhecida, esse é um dos sentimentos mais intensos e difíceis de explicar que nós temos.

Podemos definir a angústia como uma série de sensações físicas e emocionais que acontecem ao mesmo tempo: falta de ar, tontura, pressão no peito, culpa, choro, medo, tristeza... Muita gente pode descrever esse sentimento como uma “agonia”, uma “inquietação”.

O que sabemos é que a apesar da percepção dela ser psicológica, é bem comum que ela traga vários sintomas físicos junto.

No fim das contas, a sensação de nó na garganta, aperto no peito, desamparo e vontade de chorar, são as sensações mais mencionadas por quem passa pela angústia.


Mas de onde ela vem?

Isso vai ser bem individual, mas como a própria ansiedade, a angústia também pode estar associada a dúvidas e medos em relação ao futuro. Por exemplo: ficar catastrofizando o futuro por conta de alguma experiência ruim do passado gera angústia.

Uma das poucas unanimidades que temos e que nos liga enquanto seres humanos, é o fato de que todos nós sentimos dor, seja ela física ou emocional. O que vai nos diferir, é a forma como lidamos com essa emoção.

Ou seja: todos nós já sentimos angústia alguma vez na vida, mas algumas pessoas lidam melhor com isso do que outras.

Em geral, as pessoas até conseguem identificar situações que provocam a emoção, mas não tem muitas informações de como lidar com ela ou do que fazer para ela passar. O que acaba aumentando ainda mais a angústia.


Então... Como aliviar esse sentimento?

Entender a angústia como aprendizado e ponto de partida para uma reflexão a respeito da nossa vida, é o primeiro passo.

Aprenda a se questionar, se investigar, escutar o seu corpo e perceber através das suas falhas. Fazer psicoterapia também pode te auxiliar e facilitar esse processo de autoconhecimento e análise.

Tem dúvidas sobre psicoterapia? PERGUNTE!

Acha que não é para você? Converse com alguém que faz ou já fez terapia. Você pode se surpreender!


 

️ Na psicologia nós temos uma pergunta clássica e que talvez seja a mais importante de todas: qual a sua responsabilidade nos problemas sobre os quais você se queixa?



Caso você se sinta angustiado, entenda que esse é um mecanismo de defesa humana que indica que alguma coisa precisa mudar! Pegue essa emoção e transforme ela em alguma coisa boa. Se precisar, busque ajuda profissional. Um psicólogo vai facilitar muito o seu processo.


O que está procurando?