Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

VERGONHA, TIMIDEZ ou ANSIEDADE SOCIAL?


Todo mundo já se sentiu ansioso ou constrangido em algumas situações como falar em público, cometer uma gafe ou, simplesmente, tropeçar em um lugar público, não é? Ter vergonha é super normal, mas experimentar algumas sensações com muita intensidade, pode não ser.

Medo exagerando de críticas, receio de ser humilhado sem um motivo aparente, desconforto persistente em situações sociais e prejuízo em diversas áreas da vida são as principais queixas de quem sobre com a Ansiedade Social.

Situações que parecem simples como escrever sendo observado, comer em restaurantes, fazer exames médicos, ir ao dentista ou usar banheiro público, podem disparar sintomas físicos de ansiedade tão desconfortáveis, que o único pensamento claro é: “preciso sair daqui urgente!”.

Os sintomas podem incluir batimentos cardíacos acelerado, tremores, respiração curta, suor, rubor, desconforto abdominal, tonturas e formigamento.

É possível que a pessoa com Ansiedade ou Fobia Social se perceba deslocada, estúpida, esquisita e acredite não se encaixar em nenhum contexto social. Por conta disso, vão acabar fugindo de situações sociais ou usando distrações como celular, bebida ou outras drogas.

Como todo transtorno, ele tem tratamento e tentar resolver sozinha, pode piorar os sintomas e limitar completamente a vida de quem tem o problema.

Por tanto, se você se identifica com esses sintomas, busque ajuda! Você pode se beneficiar com Terapia Cognitivo Comportamental, que tem as melhores evidência científicas para o tratamento dos transtornos de ansiedade, incluindo a ansiedade social.

QUAL A DIFERENÇA DE TIMIDEZ PARA FOBIA SOCIAL?

A resposta simples? A intensidade dos sintomas. Uma pessoa tímida e uma com fobia social vão apresentar características parecidas como desconforto em situações sociais, medo de estar diante de muitas pessoas, sensação de estar sendo julgado... A diferença é que a pessoa com fobia social sente isso em maior intensidade e frequência.

A pessoa tímida, apesar da ansiedade em alguns momentos, consegue viver uma vida normal e tranquila, com pouco ou nenhum prejuízo.

Mas a pessoa que sofre de fobia social, experimenta sintomas emocionais e físicos tão intensos, que acabam desistindo de oportunidades por causa disso e tem muitos prejuízos na vida ao logo do tempo.

É comum, por exemplo, cancelar compromissos, desmarcar encontros sociais, perder entrevistas de emprego, promoções e etc.

Resumindo: a timidez não impede que você viva bem, a fobia social paralisa a sua vida.

A fobia social pode gerar tanto desconforto que impede experiência agradáveis como ir a uma festa, conversar com desconhecidos e fazer trabalhos em grupo. Situações sociais simples podem ser verdadeiros pesadelos.


COMO A FOBIA SOCIAL PODE AFETAR A MINHA VIDA? Conheça a história de Maria. Pode ser a sua também!

Maria tem 37 anos, é advogada e nos últimos meses, recusou 3 possibilidades de promoção. Ela chegou à terapia queixando que o coração fica acelerado e tem suor excessivo antes das reuniões com seu chefe, além de tremer muito quando precisa escrever na frente de alguma pessoa, chegando a não conseguir assinar o próprio nome às vezes.

Tem ainda um medo exagerado de "dar branco" e trocar palavras nas conferências e todos acharem que ela é incompetente e insegura, chegando ao ponto de pensar em pedir demissão, mesmo gostando bastante do trabalho.


A ansiedade social está dominando as decisões da vida de Maria, afetando sua autoestima e aumentando seu sentimento de solidão.

É claro que situações em que podemos ser julgados ou avaliados pelos outros, geram ansiedade, mas se você percebe que como Maria, vem tendo prejuízos funcionais da sua vida, busque ajuda!

A terapia pode ser o seu início de uma nova vida!


TERAPIA PARA LIDAR COM ANSIEDADE SOCIAL

Tem sentido muita dificuldade de interação social e percebe que a ansiedade vem afetando áreas importantes da sua vida?

Faço atendimentos presencial (em Vitória da Conquista) e
online (qualquer lugar do mundo) e estou sempre me desenvolvendo meus estudos e práticas para ajudar você em qualquer situação da sua vida.

Trabalhar os sintomas de ansiedade, os comportamentos de autodestrutivos da evitação, os pensamentos acelerados, o desânimo e a falta de motivação é algo vital para a Terapia Cognitivo Comportamental, abordagem que sigo.

Por isso, ajudar você a construir comportamentos saudáveis é a minha missão.

Mande uma mensagem e agende a sua sessão inicial.


O que está procurando?