Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

3 tipos de COMPULSÃO que você precisa conhecer


Antes de começar aqui, é legal você saber que compulsão é uma atividade repetitiva, excessiva e sem sentido que uma pessoa realiza na tentativa de evitar preocupações. É um comportamento para reduzir o desconforto emocional, como, por exemplo, a ansiedade.

É importante dizer que as compulsões só se tornam parte de um diagnóstico de saúde mental quando criam angústia e interferem na vida normal ou colocam em risco a saúde de uma pessoa.

Ou seja: tudo bem contar os passos enquanto anda ou brincar de não pisar nas linhas da calçada. Compulsões não são atividades voluntárias e não são realizadas por prazer. Em vez disso, uma pessoa com compulsão sente a necessidade de se engajar em um comportamento específico para aliviar o estresse e o desconforto.

Lavar as mãos sem parar, verificar repetidamente se a porta está trancada e organizar e reorganizar itens em uma ordem definida, não é brincadeira.

Existem muitos tipos diferentes de comportamentos compulsivos (compras, acumulação, alimentação, jogos de azar, tricotilomania, verificar, contar, lavar, sexo e muito mais) e hoje vamos ver os 3 mais comuns.

1. Compulsão por compras
Comprar compulsivamente, além de trazer prejuízos financeiros e endividamento, compromete o relacionamento familiar, dificulta cumprir metas e estabelecer compromissos sérios. É comum vir acompanhado de culpa e arrependimento.

2. Compulsão alimentar
A incapacidade de controlar a quantidade de comida, é um dos mecanismos de enfrentamento para lidar com o estresse e a ansiedade. A maioria dos comedores compulsivos sabe que o que eles estão fazendo não é bom para sua saúde, mas não conseguem parar.

Quem tem compulsão alimentar, não tem a habilidade de enfrentamento adequada para lidar com as próprias emoções e compensam os desconfortos emocionais na comida.

3. Tricotilomania
Conhecida pelo comportamento de arrancar os pelos do próprio corpo, é um comportamento que pode resultar em machucados, irritações e pontos calvos que, podem levar a infecções. É prevalente em momentos de tédio ou ansiedade.


TRATAMENTO PARA COMPULSÃO.

A Terapia Cognitivo Comportamento (TCC) é considerada hoje padrão ouro para o tratamento de compulsões. Ou seja: é o tratamento mais eficaz para os sintomas das mais diversas compulsões, incluído a COMPULSÃO ALIMENTAR.

Grande parte do trabalho da TCC é direcionada a te ensinar maneiras mais saudáveis e eficazes de reagir aos seus pensamentos, sem precisar recorrer aos comportamentos compulsivos e prejudiciais. A psicoterapia é a principal forma que você deve procurar como suporte nesses casos.

A terapia Cognitivo Comportamental é indicada, pois além de te ajudar a reconhecer as causas dos problemas, busca formas de solucioná-los.

A ideia do tratamento das compulsões com TCC é tornar um ato involuntário em algo consciente e a partir daí, te ajudar a identificar os gatilhos que provocam os comportamentos compulsórios.

Tendo consciência de suas ações, você terá mais capacidade de tomar decisões racionais, evitando a impulsividade e ao longo do tempo, é possível conquistar grandes mudanças no estilo de vida, na transformação da imagem corporal e na sensação de bem-estar.

Existem diversos tipos de compulsão e alguns deles são mais graves, podendo colocar sua saúde e bem-estar em risco. Mas, as compulsões tem tratamento e a Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem excelente para lidar com esses problemas.

Não sofre sozinho! Busque ajuda!

Gostaria de fazer terapia comigo de qualquer lugar do mundo? Entre em contato e agende sua sessão inicial.

O que está procurando?