Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Qual a relação entre Distorção da Imagem Corporal e Saúde Mental?


Você já parou para pensar que percepção do seu próprio corpo pode transformar a sua vida?


Possivelmente você já ouviu falar, mas vamos entender direitinho como funciona essa tal de “Distorção de Imagem Corporal”? É realmente possível que a pessoa se enxergue diferente do que ela é?

A resposta simples é: sim!

Falando inicialmente da parte mais biológica, a primeira coisa que precisamos entender é que desde que nascemos vamos aprendendo a reconhecer o nosso corpo, entender quais são seus limites e possibilidades. Isso acontece através da criação de um esquema corporal próprio no nosso cérebro.

Mas esse não é o único fator responsável pela nossa autoimagem corporal. Questões sociais, culturais e psicológicas também vão interferir na maneira que percebemos nosso corpo.

O alerta aqui é que as distorções da imagem corporal vão muito além da insatisfação com a forma física, elas podem resultar em adoecimento físico e mental. Ela é a base, por exemplo, da anorexia, bulimia, vigorexia e outros transtornos e distúrbios alimentares.

A distorção da imagem corporal está ligada a insatisfação e preocupação excessiva com o corpo que podem te levar a comportamentos disfuncionais e até mesmo, autodestrutivos. Geralmente o seu desenvolvimento se dá no final da infância para o começo da adolescência e tem como gatilho os comentários negativos a respeito do corpo (Bullying).

Como você já deve saber, nem tudo na psicologia é tão simples e direto assim. Então, adianto que questões culturais, sociais, fatores biológicos, aspectos familiares e outras experiências traumáticas vividas com o corpo, vão estar nas causas do desenvolvimento das distorções e mesmo que tenhamos uma idade predominante, ela pode se desenvolver em qualquer fase da vida.

Mas calma! Distorção da imagem corporal tem tratamento que na maioria das vezes envolve fisioterapia (com a intensão de mudar a forma com você enxerga o seu corpo e te ajudar a se reconhecer no tamanho real), psicoterapia (para ressignificar pensamentos, mudar comportamentos e julgamentos relacionados ao corpo) e algumas vezes, é preciso o acompanhamento psiquiátrico (quando há a necessidade de uso de medicamentos).

Reconhecer o seu corpo como ele é de verdade, pode transformar a sua vida e te proporcionar uma forma mais saudável de existir no mundo.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais.

Conhecimento é o primeiro passo para a cura!



O que está procurando?