Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Vencendo a Ansiedade com manejo do Estresse e ATIVIDADE FÍSICA!



Nós já aprendemos por aqui que a Ansiedade (e o Estresse), faz parte das emoções humanas normais e até certo nível, pode ser muito útil e melhorar o nosso desempenho, mas em excesso vai se tornar patológicas e fazer o efeito contrário, não é?

Já falamos também que a Ansiedade tem 3 tipos de sintomas que se alimentam mutuamente, causando um ciclo tóxico que nos aprisiona: pensamentos negativos, sintomas físicos e sintomas comportamentais.

Hoje falaremos dos sintomas físicos e como a atividade física aeróbia pode ajudar a diminuí-los. Prontas?

Todo tipo de Atividade Física mostra benefícios para aliviar os sintomas comuns de ansiedade (incluindo a tensão muscular, agitação física e palpitação), porém a exercícios aeróbicos são os mais estudados para esse fim.

Talvez você já tenha ouvido falar disso antes, mas você sabe por quê Atividade Física ajuda?

Bom... Durante a atividade física o nosso corpo libera algumas substâncias químicas que neutralizam os sintomas da ansiedade e faz com que você se sinta bem (são as chamadas “endorfinas”).

Acontece um aumento nos níveis de serotonina que é um dos hormônios associado à diminuição de ansiedade, melhora de humor, redução de dores crônicas e do apetite, mas é importante saber que esse aumento não é imediato e ocorre após cerca de 12 semanas de atividade física.

Ou seja: a regularidade é mais importante que a intensidade.

Quando você se exercita, sua atenção é desviada de outras preocupações e isso diminui o impacto dos pensamentos negativos no seu dia, melhorando inclusive a qualidade do sono.

A recomendação é que você faça pelo menos 30 minutos de algum exercício aeróbico pelo menos 3 vezes por semana.

Se você não tem nenhum impedimento médico para prática de atividade física, uma caminhada rápida (não conseguir falar uma frase inteira sem ficar ofegante) já vai fazer uma diferença bem grande na sua vida.

Porém, se possível, busque um profissional para te acompanhar e ajudar a encontrar o melhor para você.

REGRAS DE OURO DA ATIVIDADE FÍSICA: 

1) Regularidade é mais importante que Intensidade;

2) Coloque objetivos realistas;

3) Observe os Pensamentos Negativos que surgem. Tente não mudar seu comportamento devido a eles!

4) Caso pule algum dia, perdoe-se. Iniciar um novo hábito não é fácil e o corpo precisa de tempo para adquirir esse novo ritmo. Retome seu plano de onde parou

5) Tire Barreiras: quanto mais fácil, barata e prazerosa for a atividade física, maior a chance de persistirmos nela;

6) Não se esqueça de estabelecer recompensas para você por cada dia que completar sua atividade física!




 🚩 Em um piscar de olhos, chegamos na metade do ano e provavelmente você já experimentou diversas situações e sensações de insegurança, angústia, frustação e principalmente, cansaço.


➡️ Acredito que estamos vivendo uma espécie de esgotamento coletivo e por mais que nos esforcemos e tentemos criar alternativas para lidar com o desânimo, tem horas que simplesmente não é possível.

↪️ Se esse for o seu caso agora, minha dica é: respeite o seu momento.

🔀 Ninguém imaginou viver uma pandemia e muito menos que ela duraria mais de um ano. Não estava nos nossos planejamentos sofrer tantas perdas, lidar com crianças estressadas em casa, desanimar, ter dor nas costas... Mas fomos nos adaptando, não é?

↪️ Agora, pense comigo: se mudamos tanto ao longo desse período, adianta comparar quem você era com quem você é agora?

➡️ Abandone o pensado de quem você deveria ser e do que você deveria estar fazendo e tente focar no momento presente. Se reconheça e perceba que o que está fazendo agora, é o melhor que você pode!

🔴 Não perca energia se comparando. Cada um tem seu processo, sua experiência e suas formas de lidar com tudo isso. Cuide e melhore a sua!

💜 E se não der conta sozinha, lembre-se que pedir ajuda não é sinal de fraqueza.

Busque ajuda 😉


O que está procurando?