Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Afinal, o que é MINDFULNESS?

“Você tem apenas uma mente e um corpo. E isso tem que durar a vida inteira. Agora é muito fácil deixá-lo viajar por muitos anos. Mas, se você não cuidar do corpo e da mente, eles vão naufragar" Warren Buffet

Quando você realiza suas tarefas do dia-a-dia, sente que está focada no que está fazendo ou percebe que está fazendo tudo no “piloto automático”? Tem a impressão de que ou está pensando em alguma coisa do passado ou está com a cabeça voltada para o futuro?

A falta de atenção ao momento presente é constante na nossa rotina e isso nem sempre é negativo. Precisamos mesmo automatizar alguns hábitos e comportamentos. O problema é quando essa falta de foco gera ansiedade, estresse e prejudica nossa capacidade de vivenciar as conquistas e sentimentos do presente.

O Mindfulness é um conjunto de técnicas práticas, possíveis e cientificamente comprovadas que te ajudam a focar no momento presente, sem deixar que o passado ou o futuro te afetem.

A ideia principal do Mindfulness é treinar sua atenção.



Se fossemos usar uma tradução, a palavra Mindfulness significa “Atenção Plena” e sua prática envolve levar a consciência para todas as atividades que realizamos. Em resumo: a proposta do Mindfulness é fazer você viver no aqui e a agora.

A intenção é que você seja capaz de observar o momento presente sem rotulá-lo ou julgá-lo ou chegar o mais perto disso possível. A finalidade é que você assuma uma atitude de observador.

Mas qual a função disso? Quais os benefícios do Mindfulness para a nossa vida?

As técnicas de Mindfulness podem te ajudar a ampliar seu autoconhecimento (vendo você e os outros com mais clareza e menos julgamentos), manter-se concentrado por mais tempo e consequentemente, cometer menos erros. Vai te auxiliar a descansar dos seus problemas, diminui a ansiedade e pode te tornar mais sereno e menos impulsivo.

O Mindfulness é potencializador de praticamente qualquer habilidade que você tenha ou queria adquirir!

Pense comigo: as coisas que você consegue fazer com mais atenção e dedicação, apresentam um resultado melhor? Pense em qualquer coisa: pode ser uma conversa, uma tarefa doméstica, comer, se exercitar, estudar. Quando a sua atenção está voltada para a atividade, como é o resultado?

Está precisando se concentrar? Manejar o estresse ou a ansiedade? Ou quer simplesmente amplificar o seu bem-estar? Existem exercícios específicos de Mindfulness que podem te ajudar em cada uma dessas áreas...


Benefícios do Mindfulness para a saúde:

  • Aprofunda o seu autoconhecimento;
  • Diminui a ansiedade e o estresse;
  • Reduz a insônia;
  • Aumenta a capacidade de concentração;
  • Aumenta a capacidade de memória;
  • Reduz os pensamentos negativos;

Como começar a praticar o Mindfulness?


O simples fato de você ter lido até aqui, já te capacita a iniciar as práticas de Mindfulness, mas AQUI TEM algumas técnicas que você pode começar imediatamente.

Existem alguns cursos e livros por aí que também vão te ajudar, mas o caminho mais rápido é por meio da Psicoterapia.

Se você já faz psicoterapia, pode buscar ajuda do seu psicólogo para adaptar essas práticas da melhor forma possível na sua rotina. Casa ainda não faça, pode iniciar um processo de psicoterapia. Desafie-se a viver melhor hoje mesmo 😉.



O que está procurando?