Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Afinal, o que é AGORAFOBIA?




Já falamos sobre Crise de Pânico e como ela pode evoluir para Agorafobia, não é? Mas você sabe o que significa essa palavra e o que ela tem a ver com os transtornos de ansiedade?

Bom... A agorafobia é um transtorno de ansiedade e geralmente se desenvolve após alguns episódios de pânicos.

Para você ter uma ideia, cerca de uma em cada três pessoas com transtorno de pânico desenvolve agorafobia.

Ela é considerada uma doença crônica e atinge mais de 150 mil brasileiros (esse número pode ser até 3 vezes maior com a pandemia).

Os sintomas mais comuns desse transtorno são o MEDO e a RECLUSÃO. Como assim? Segue aqui comigo que você vai entender 😉.

Uma pessoa agorafóbica tem medo de não ser capaz de escapar de algum lugar ou não conseguir encontrar ajuda em caso de um novo ataque de pânico. Elas temem passar por situações embaraçosas ou incapacitantes.

A lembrança das crises faz com que a pessoa se preocupe com novos ataques e evita lugares onde eles possam acontecer de novo. Agorafobia é o medo de sentir medo!

Por conta disso, passam a evitar qualquer lugar ou situação em que se sintam presos como transporte público, shopping, espaços muito abertos ou muito fechados, filas, multidões...


No fim das contas, a ansiedade é causada pelo medo de não conseguir obter ajuda rápido e o mecanismo de defesa ativado é a evitação (podemos falar mais sobre isso depois).

No caso de quem sofre com crises de pânico, a saída encontrada vai ser evitar lugares e situações que possam desencadear novos ataques.

O grande problema aqui, é que essa NÃO é uma boa estratégia. Ela pode até resolver o problema a curto prazo, mas com o passar do tempo, a ansiedade tente a aumentar e estar voltada para mais lugares e mais situações. É o chamado CICLO DA EVITAÇÃO.

É comum também que essas pessoas sintam que precisam de alguém como segurança para estar em lugares público e que o medo excessivo impeça, muitas vezes, até mesmo que elas saiam de casa.

O tratamento para agorafobia pode não ser muito fácil, já que envolve enfrentar os medos e situações ansiogênicas, mas com psicoterapia e as vezes medicamentos, é possível viver uma vida agradável e sem tantas limitações.


OS SINTOMAS MAIS COMUNS SÃO:

  • Medo de ficar sozinha em casa;
  • Estar no meio de uma multidão;
  • Estar em espaços abertos (parques, estacionamentos, pontes, praças, shoppings);
  • Estar em espaços fechados (cinemas, elevadores, lojas pequenas);
  • Usar o transporte público;

A agorafobia não tratada pode limitar sua capacidade de gerir a própria vida, além de interferir negativamente em suas relações sociais, trabalhos e/ou estudo.

Entenda: a hora de buscar ajuda é quando você perceber que não está conseguindo lidar com algumas situações e sintomas incômodos, por mais bobos que eles possam parecer.


E COMO A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL PODE AJUDAR?

A TCC é uma das formas mais eficazes de tratamento para os transtornos de ansiedade, se mostrando superior que os medicamentos em muitos casos e com a agorafobia não é diferente.

Geralmente o tratamento vai concentra-se em ensinar habilidade específicas para te ajudar a tolerar e lidar melhor com os sintomas de ansiedade, mas lembre-se: não existe uma fórmula mágica.

A sua ansiedade vai diminuir gradualmente e você vai se tornando capaz de gerenciar todos os sintomas e as situações que antes eram gatilhos.

Precisa de ajuda? Mande uma mensagem... 



O que está procurando?