Laila Braga Barbosa. Tecnologia do Blogger.

Por quais motivos precisamos DESCELERAR?



Hoje vamos ter uma postagem mais reflexiva...

Começamos mais uma semana e temos a oportunidade de tirar alguns planos do papel ir desocupando a lista de sonho, abrindo espaços para metas novas que ainda vão ser criadas...

E a essa altura do campeonato você já deve saber que não basta sonhar e esperar que as coisas aconteçam. Você precisa dedicar tempo, energia, dinheiro... Para então ser capaz de realizar o que você quiser!

Mas vamos encarar uma verdade aqui? Precisamos mais do que nunca de uma espécie de revolução “DESACELERANTE”.

Nós (e me incluo muito nisso) trabalhamos rápido, falamos rápido, pensamos rápido, comemos rápido, nos divertimos rápido...


Qual foi a última vez que você parou para prestar atenção no que estava comendo? Ou compartilhou um momento de verdade com sua família e amigos sem se preocupar com o tempo? Ou simplesmente ficou sem fazer nada e não se sentiu culpada por isso?

Estamos vivendo uma epidemia e não estou falando do Covid-19. O mundo está se tornando cada vez mais ansioso e quando o assunto é Brasil, esse a situação é bem mais alarmante. Sabia que cerca de 86% dos brasileiros apresentam algum sintoma de ansiedade ou de depressão?

Nas últimas décadas a rotina acelerada foi vista como boa e até necessária, mas vocês perceberam a quantidade de doenças relacionadas ao estresse e à ansiedade que apareceram nesses últimos tempos?

Entramos num piloto automático cheio de listas do que fazer que não damos conta de estar presentes no momento.

Já teve a sensação de não estar vivendo a sua vida? Como se o seu corpo não fosse seu, sua rotina não fosse sua, seus sonhos não fossem seus? Bom... Talvez não sejam!

A sensação esquisita de observar a vida passar se tornou um estado comum das pessoas, mas entenda que é completamente possível viver uma vida mais saudável, PRODUTIVA e desacelerada.

Quer produtividade de verdade? Aprenda a desacelerar!


Os estudos mostram que somos mais produtivos e que nosso cérebro atinge níveis mais altos de processamento se focarmos em uma atividade por vez.

Na prática isso quer dizer que se você tenta fazer várias coisas ao mesmo tempo, além de se sobrecarregar, não vai render o quanto poderia.

Além disso, o simples fato de desacelerar pode te fazer ter emoções mais positivas, ser mais criativo diante dos problemas e claro, ter mais saúde física e mental.

Certo, mas então... Como fazer para desacelerar?

Você pode não ter notado, mas todos os exercícios mais práticos postados aqui (e no INSTAGRAM) tem um viés “desacelerante”.

Antes que você entenda errado, não tem nada a ver com realizar as atividades devagar. A proposta é fazer o uso consciente do tempo e valorizar a qualidade de vida.

Desacelerar é mais sobre parar, pensar e avaliar quando a velocidade faz sentido e quando não faz. É entender as suas motivações, ao invés de viver correndo porque isso é considerado normal.


Primeiro passo para desacelerar é entender que nossa vida é repleta de ciclos e isso nos dá o direito de criar novos significados para tudo. Crie uma rotina de calma, treine exercícios de Mindfulness, reavalie conceitos que você nem sabe de onde vieram e...


Se permita ter uma vida mais leve, equilibrada e feliz!


Ficou com alguma dúvida? Mande uma mensagem...




O que está procurando?